OOH e DOOH - O que é e quais suas vantagens ?

Modificado em Sex, 16 Ago na (o) 2:29 PM

Quando pensamos em OOH (Out of Home, adotamos essa expressão do inglês, que significa fora de casa), ou mídia exterior, muitas vezes pensamos em outdoors (outra palavra roubada de inglês que também significa fora de casa), como sendo o protagonista nesse meio.

Apesar desse meio ser o primeiro que vem a cabeça, você sabia que existem dezenas de tipos diferentes de mídia OOH? Eu também não sabia antes dessa jornada nesse meio de publicidade offline. Se você como eu está conhecendo essa forma de publicidade pela primeira vez, ou simplesmente quer entender um pouco mais sobre, aqui vai uma aulinha rápida sobre os tipos, e algumas dicas para você começar.

Com cada vez mais acesso à internet dentro de casa, é normal que a maioria dos consumidores sempre receba todo tipo de anúncio de mídia. De fato, a propaganda nas ruas caiu bastante graças a essa nova ferramenta, mas isso não significa que esse modelo deixou de existir. Pelo contrário, o conceito é chamado hoje de mídia out of home e foi adaptado à nova era.

Abreviado como MOOH, essa prática consiste, basicamente, em divulgação de maior escala em espaços públicos. Você certamente já viu propagandas assim em paredes, cartazes, fachadas de empresas e vários outros lugares. São um método bem tradicional de propaganda, mas que não deixou de crescer com o passar dos anos.

Se você está considerando investir nessa área, mas ainda não a conhece bem, não se preocupe. Vamos falar um pouco sobre os principais formatos de MOOH e quais vantagens eles oferecem.

Quais vantagens a mídia out of home oferece?

1. A mídia out of home é vista por todo mundo que sai de casa

Na atualidade, é praticamente impossível dar um passeio ou ir ao trabalho e não ver nenhuma propaganda do tipo. A mídia OOH modificou e se tornou parte integrante da paisagem das nossas cidades.

Essa característica do inevitável é real: diferente de outros veículos, nós não podemos bloquear um outdoor ou um relógio de rua, por exemplo. Eles simplesmente estão lá, em nossas idas e vindas do dia a dia.

Isso significa que a mídia exterior tem um público em potencial imenso, especialmente quando consideramos que o brasileiro tem passado cada vez mais tempo fora de casa e em trânsito.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a média diária de deslocamento da residência até o trabalho é de cerca de 40 minutos nas regiões metropolitanas do País - sendo que para 18,6% da população esse tempo é maior do que uma hora.


2. Potencial de impacto e amplificação

Se você planeja colocar propagandas em mais meios de comunicação, como televisão, jornais ou internet, usar a mídia OOH pode proporcionar um alcance ainda maior para a sua marca, reforçando as mensagens que distribui.

Um fator que contribui para isso é que a mídia externa tem grande potencial de impacto sobre as pessoas, porque trabalha com um dos sentidos mais aguçados do ser humano: a visão.

Nós somos capazes de reter com facilidade os estímulos visuais que recebemos, especialmente quando eles se destacam de alguma forma entre os elementos de um ambiente.

Ou seja, trabalhar com OOH é uma grande oportunidade para você colocar a criatividade em prática, produzir mensagens que chamem a atenção e grudem na mente de seu público-alvo, gerando um impacto que vai durar mais que o tempo de exposição na rua.

3. Engajamento dos consumidores

O potencial de impacto de que falamos nos leva a outra vantagem da mídia externa: ela tem o poder de engajar o público. O motivo é que esse tipo mídia alcança as pessoas justamente nos momentos em que estão mais ativas.

Quando o consumidor está em movimento, ele fica em alerta, absorvendo informações sobre a sua localização, e se torna mais propenso a responder a mensagens ao seu redor.

Isso representa inúmeras oportunidades para envolver o consumidor, porque podemos levar em conta o contexto - local, horário e atividade - em que ele se encontra, para criar mensagens relevantes e provocativas.

Você pode, por exemplo, posicionar sua propaganda em painéis próximos a pontos de venda estratégicos onde há presença de seu público-alvo, para estimular as pessoas que estão passando por ali e já estão em “modo de compra’” a irem até o local. Dá até para combinar o uso de mídia exterior com a abertura de novas lojas.

Ou então, pode bolar uma campanha que envolva ou divirta os consumidores e gere um buzz sobre a marca nas redes sociais.

Foi o que a Netflix fez em Paris quando lançou seu serviço na França. A empresa colocou gifs, que estão na moda na internet, em painéis pelas ruas da cidade, modificando-os de acordo com o clima e situações cotidianas, para conectar a marca à vida e ao humor do consumidor.

4. Assertividade na escolha da audiência

Sua propaganda só vai atingir seu potencial de impacto e engajamento se estimular as pessoas certas. E existe uma série de dados que pode apoiar a escolha das melhores peças da sua campanha, para garantir que ela seja vista pelo máximo de pessoas do seu público-alvo.

Ao olhar informações sociodemográficas, você consegue assegurar que sua mensagem seja posicionada em locais onde há maior concentração e circulação da população com o perfil desejado, aumentando a probabilidade de envolvimento dos consumidores que veem a propaganda com a marca.

Imagine anunciar dentro de uma linha de ônibus ou de metrô por onde passam diariamente pessoas com o perfil de consumo que sua empresa considere o ideal? O impacto é certeiro, com ótimas chances de retorno.

5. Boa relação custo-benefício

A alta capacidade da mídia externa de captar a atenção e estimular o consumidor a agir revela a ótima relação custo-benefício desse tipo de comunicação. Afinal de contas, você vai pagar um preço bem menor do que uma propaganda na televisão, por exemplo, para atingir e engajar um público de grandes proporções.

E se você também anuncia em outras mídias, a OOH pode ajudar a melhorar o retorno do investimento de suas campanhas como um todo, porque, como dissemos lá em cima, peças como outdoors ampliam o poder de alcance das suas mensagens.

O tempo e o volume de exposição também são fatores que fazem valer a pena investir na mídia out of home. Você tem a oportunidade de divulgar a sua marca por muito mais lugares e deixá-la disponível por mais tempo. para que mais pessoas a visualizem.

Todos esses benefícios da mídia exterior estão ligados uns aos outros. Sabemos que o potencial existe. Agora, para aproveitá-lo, nós também precisamos fazer nossa parte e criar campanhas criativas e assertivas, que aproveitem toda essa capacidade de impactar e mobilizar tantos consumidores.

6. Alcance em massa ou direcionado

O primeiro e mais óbvio benefício dessas práticas é a presença diante das massas. É verdade que a era digital trouxe o foco das empresas para a segmentação do público por meio de métricas e outras ferramentas digitais, mas muitos produtos ainda têm um apelo tão amplo que podem obter resultados maiores e melhores com o público geral.

Esse é o caso de produtos básicos, como os de higiene pessoal, alimentação geral e afins. Não há um subgrupo muito específico de leads que precise ser focado em relação aos demais, o que te dá mais liberdade para criar campanhas generalizadas. Quanto mais pessoas você atingir diariamente, melhor para o seu negócio.

Empresas com plataformas inteligentes como adMooH.com permitem o alcance em massa e ao mesmo tempo direcionado, já que unem (convergem) numa só plataforma, diversos veículos, permitindo que se use uma interface de compra poderosa para filtrar ou unir os veículos. Ou seja, ao mesmo tempo que é possível buscar apenas padarias, classe A, no bairro X (e pegar telas de diferentes veículos) é possível buscar padarias classe A/A+ em todo o Brasil. 

7. Melhor relação custo-benefício 

Pode não parecer assim a princípio, mas a proporção entre alcance e investimento para as MOOH é bem alta. Pense na quantidade de pessoas que passam por qualquer shopping, praça ou outro local público todos os dias. Cada uma delas passará pelo seu outdoor, cartaz ou painel, aprendendo o que sua empresa faz e como obter seu serviço.

Em geral, o custo de produção e instalação desses materiais pode ser um pouco elevado à primeira vista. Porém, pelo tempo de permanência desse anúncio, você já terá obtido leads mais que suficientes para compensar pelo seu investimento. Dependendo do produto e da qualidade da propaganda, não deve haver grande dificuldade nesse processo.

8. Presença Persistente 

O investimento inicial em mídia out of home tem bastante durabilidade, já que você só precisa pagar pela colocação do material e eventuais substituições de conteúdo. Não há necessidade de pagar um valor mensal por um alcance específico. Enquanto uma campanha for válida, você pode manter seu outdoor nas ruas, captando mais clientes.

Além disso, um dos fatores que mais influencia o sucesso de uma marca é o nível de brand awareness do público. Basicamente, quanto mais uma pessoa vê e reconhece uma imagem, mais ela tende a confiar no que ela representa. Sendo assim, estar presente na vida do seu público, sempre garantindo seu espaço em seu pensamento, é a melhor maneira de assegurar vendas no médio e longo prazo.

9. Maleabilidade Geográfica 

Por fim, mas não menos importante, sempre haverá campanhas que só precisam ser direcionadas para localidades muito específicas, como um bairro ou rua. Porém, um anúncio de televisão sempre será enviado para pessoas fora do seu alcance. Ao utilizar a limitação geográfica para segmentar sua campanha, a MOOH é uma das melhores opções.

Um exemplo simples seria um pequeno negócio que atua em determinado bairro e redondezas. Não faz sentido criar um anúncio que vá além dessas fronteiras, pois você não teria como atender a esses clientes. Se um cartaz ou painel é direcionado especificamente para sua vizinhança, não há nenhum risco desse tipo. E esse investimento pode ser adaptado caso o negócio comece a expandir suas fronteiras.

Entendendo melhor o que é mídia out of home e suas vantagens, você certamente está preparado para começar a usá-la. Se quiser aprender mais sobre o tema ou tirar outras dúvidas, siga-nos no Facebook, no LinkedIn e na Google+ e veja nossos melhores conteúdos.

Quando utilizar a mídia OOH?

Assumindo que o objetivo final de sua marca seja atingir algum público-alvo, em tese — e graças à imensa variedade de formatos existentes –, você pode sempre considerar incluir a mídia Out of Home no seu plano. Não estamos falando de investir em formatos caríssimos como painéis em grandes avenidas, mas de ações específicas e inovadoras, que podem trazer ótimos resultados.

Imagine, por exemplo, que você tenha uma solução de gestão para consultórios médicos. Você pode investir em formatos específicos de Digital Out of Home em hospitais ou em congressos do setor. Tudo depende dos seus objetivos de marketing. Uma vez traçados, a mídia OOH pode oferecer o caminho para atingi-los.

Demorou um certo tempo para que agências e anunciantes percebessem o verdadeiro potencial dessa mídia. Em relação às mídias tradicionais, os formatos Out of Home (principalmente os digitais) eram considerados os “patinhos feios” do mercado, que não dava muita bola ou crédito para as peças.

Foi só mais recentemente, a partir de 2016, que as atenções se voltaram para essa mídia, em grande parte por causa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. De acordo com esta matéria do Propmark, no primeiro semestre de 2017, o setor de OOH obteve o maior crescimento entre todas as mídias no mercado brasileiro, com 26% de avanço no período, acumulando cerca de R$ 1,7 bilhão em valores brutos e representando 2,8% do bolo publicitário. Os dados são do Kantar Ibope Mídia.

Dados mais recentes, levantados pelo Grupo de Mídia São Paulo, comprovam essa tendência. No Brasil, a mídia OOH já é a terceira mais notada pela população, ficando atrás somente da TV Aberta e Mídia Digital. O público das classes econômicas B2, C1, C2 e D/E são os mais impactados, com proporção similar entre os sexos: feminino (51%) e masculino (49%). Mais de 57% das pessoas afirmam que prestaram atenção à mídia exterior nos últimos 30 dias. E 48% das pessoas notaram a mídia exterior nos últimos sete dias.

Ou seja: se você ainda não inclui formatos OOH em seu plano de marketing, está na hora de reavaliar. Com o alcance, a segmentação e a liberdade que a mídia oferece, sem dúvida você encontrará um uso interessante para ela. Boa sorte!

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo